top of page

TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

  • Foto do escritor: Psi Thiago Stefanini
    Psi Thiago Stefanini
  • 8 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de abr. de 2022

Você é daqueles(as) que precisa conferir se trancou mesmo a porta antes de sair de casa, vontade de limpar ou organizar exageradamente ou ainda mania de colecionar coisas sem utilidade?


ree

Você não é desses mas convive com alguém que é? Será que é TOC?

O que acontece quando a pessoa tem TOC é que ela se sente invadida por pensamentos que ficam “pulsando” na sua mente, junto de uma ansiedade muito intensa, produzindo imenso desconforto. Dessa maneira o sofrimento só pode ser reduzido com um ritual que a própria pessoa se impõe, para confrontar sua angústia.

Quem sofre com esse transtorno reconhece que esses pensamentos não têm nenhuma lógica e percebe também o absurdo de suas ações repetitivas. Mas, apesar da sua vontade, não consegue evitá-las e portanto passa boa parte do seu tempo nesse looping de comportamentos compulsivos e isso compromete a sua vida em vários aspectos.

E ainda precisa lidar com a falta de empatia das pessoas a sua volta que criticam, ridicularizam, ficam cobrando outros comportamentos mais simples.

Existem tratamentos medicamentosos principalmente para diminuir a ansiedade mas a psicoterapia é indispensável nesses casos para que a pessoa consiga lidar com os sentimentos de agressividade, medo, culpa e ansiedade que podem estar ocultos na manifestação desse transtorno.


(Texto de autoria de Thiago Stefanini - Psicólogo CRP 06/157457)

Psicólogo online / psithiagostefanini / terapia online


 
 
 

Comentários


Psicólogo Thiago Stefanini
CRP 06/157457

Thiago Stefanini Psicologia

(17) 988305112
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page